terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aos esposos...

Quando silencio minha razão por amor ao outro, aí estou construindo um lar sobre a rocha em que as ventanias não derrubarão, pois essa rocha é o amor, sempre o amor.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um propósito de vida...

" A oração é o momento priveligiado do nosso encontro pessoal com Deus "
Beato Papa João Paulo II

Sobre o respeito a vida - João Paulo II

1 - "O respeito à vida é fundamento de qualquer outro direito, inclusive o da liberdade."
2 - "A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta desde o momento da concepção. A partir do primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos seus direitos de pessoa, entre os quais está o direito inviolável de todo ser inocente à vida".
3 - Qualquer ameaça contra o homem, contra a família e a nação me atinge. Ameaças que têm sempre sua origem em nossa fraqueza humana, na forma superficial de considerar a vida."
4 - Todo ser humano, desde sua concepção, tem direito de nascer, quer dizer, a viver sua própria vida. Não só o bem-estar, mas também, de certo modo, a própria existência da sociedade, depende da salvaguarda deste direito primordial.
5 - Se a criança por nascer tem negado este direito (à vida), será cada vez mais difícil reconhecer sem discriminações o mesmo direito a todos os seres humanos.

Para os Jovens

1 - "A Igreja os vê com confiança e espera que sejam o povo das bem-aventuranças! "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13-14).
2 - "Não temam responder generosamente ao chamado do Senhor. Deixem que sua fé brilhe no mundo, que suas ações mostrem seu compromisso com a mensagem salvadora do Evangelho!"
3 - Como os Reis Magos, sejam também peregrinos animados pelo desejo de encontrar ao Messias e de adorá-lo! Anunciai com coragem que Cristo, morto e ressuscitado, é vencedor do mal e da morte!"
4 - "Queridos jovens, já sabeis que o cristianismo não é uma opinião e não consiste em palavras vãs. O cristianismo é Cristo! É uma Pessoa, é o que Vive! Encontrar a Jesus, amá-lo e fazê-lo amar: eis aquí a vocação cristã."
5 - "Queridos jovens, só Jesus conhece vosso coração, vossos desejos mais profundos. Só Éle, quem os amou até a morte, (Jn 13,1), é capaz de saciar vossas aspirações. Suas palavras de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém fora de Cristo poderá dar-vos a verdadeira felicidade."
6 - "Agora mais que nunca é urgente que sejais os "sentinelas da manhã", os vigias que anunciam a luz da alvorada e a nova primavera do Evangelho, da que já são vistas os brotos. A humanidade necessita imperiosamente do testemunho de jovens livres e valentes, que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a própria Fé em Deus, Senhor e Salvador." (Das Mensagens para a XVII Jornada Mundial da Juventude - julho de 2002.)

( Frases do Papa João Paulo II para os jovens)

Frases do Papa João Paulo II sobre a família

1 - A família está chamada a ser templo, ou seja, casa de oração: uma oração simples, cheia de esforço e de ternura. Uma oração que se faz vida, para que toda a vida se transforme em oração.
2 - Em uma família que reza não faltará nunca a consciência da própria vocação fundamental: a de ser um grande caminho de comunhão.
3 - O homem é essencialmente um ser social; com maior razão, pode-se dizer que é um ser "familiar".
4 - "O matrimônio e a família cristã edificam a Igreja. Os filhos são frutos preciosos do matrimônio."
5 - A família é "base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que os guiarão durante toda a vida".
6 - Que toda família do mundo possa repetir o que afirma o salmista: "Vede como é doce, como é agradável conviver os irmãos reunidos" (Sl 133, 1).
7 - Os pais têm direitos e responsabilidades específicas na educação e na formação de seus filhos nos valores morais, especialmente na difícil idade da adolescência. (Familiaris Consortio - Exortação Apostólica - 1981)

A Oração do Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu
Santificado seja o Vosso Nome
Venha a nós o Vosso Reino
Seja feita a Vossa Vontade,
Assim na Terra como no Céu
O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje
Perdoai-nos as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a
Quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do Mal.
                                                Amém

Ave Maria




Ave-Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco
Bendita sois vóis entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós os pecadores
Agora e na hora de nossa morte. Amém

Saber agradecer

Hoje é tão comum somente pedirmos coisas e não agradecermos. parece que em nós, a maior necessidade é pedir, pedir, pedir.
Pense comigo: hoje no seu trabalho você pediu parea alguém fazer algo por ti? Se a resposta for sim, me responda: você agradeceu essa pessoa? Ou você é daqueles que pensa que o outro não fez mais que sua obrigação.
É aí que nos enganamos. Agradecer é também reconhecer que sem o outro você não é nada, não consegue nada.
Com Deus agimos da mesma forma, ou seja, pedimos, pedimos, pedimos e nem sequer lembramos de agradecer. Se chove muito, você pede o sol e no outro dia ele está lá, iluminando seu dia. E aí, você agradeceu?
Se está um dia muito quente, você pede um vento para refrescar seu calor, e de repente, você sente esse vento a resfrecar. Você acorda todo dia, com saúde, com sua família, sua esposa, seus filhos, com a certeza de um trabalho e nem sequer  um MUITO OBRIGADO SENHOR você consegue dizer.
Talvez eu entenda porque. Nos dias de hoje somos condicionados ao individualismo, a conseguir tudo por mérito nosso, mas não é bem assim. Tudo é dom, é presente de Deus para nós e agradecer é a forma da humildade, de reconhecer que não conseguimos nada por nós mesmos.
A partir de hoje, tenha na boca a palavra OBRIGADO.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Angelus do Papa Bento XVI de 04/09/2011

Queridos irmãos e irmãs

As leituras biblicas da Missa deste domingo falam sobre o tema da caridade fraterna na comunidade dos fiéis, a qual tem sua fonte na comunhão da Trindade. O apostolo Paulo afirma que toda a Lei de Deus encontra a sua plenitude no amor, de modo que, também os nossos relionamentos com os outros, os dez mandamentos e qualquer que seja o preceito se resumem nisto: "Amarás o teu próximo come a ti mesmo (Rm 13, 8-10).

O texto do Evangelho tirado do capítulo 18 de Mateus, dedicado à vida da comunidade cristã, nos diz que o amor frateno comporta também um sentido de responsabilidade recíproca, pela qual, se o meu irmão comete uma culpa contra mim, eu devo usar de caridade em relação a ele, a antes de tudo, falar-lhe pessoalmente, fazendo-lhe meditar que aquilo que disse ou fez não é bom. Este modo de agir se chama correção fraterna: essa não é uma reação à ofensa imediata, mas é movida pelo amor ao irmão. Comenta Santo Agostinho: Aquele que te ofendeu, ofendendo-te, provocou em si mesmo uma grave ferida, e você não cuidará da ferida do seu irmão? Você deve esquecer a ofensa que recebeu, não a ferida do teu irmão (Discursos, 82;7)

E se o irmão não me escuta? Jesus no Evangelho indica um percurso: antes de voltar a falar-lhe chame outras duas ou três pessoas, para ajudá-lo melhor a se dar conta daquilo que fez; se, apesar disso, ele rejeitar a observação, haverá a necessidade de levar a questão à comunidade; e se não escuta nem mesmo a comunidade, é necessário leva-lo a perceber a separação que ele mesmo provocou, separando-se da comunhão da Igreja. Tudo isto indica que existe uma corresponsabilidade no caminho da vida cristã: cada um, consciente dos proprios limites e defeitos, é chamado a acolher a correção fraterna e a ajudar os outros com este serviço particular. Um outro fruto da caridade na comunidade é a oração em comum. Diz Jesus: "Se dois de vocês na terra se colocarem de acordo para pedir qualquer coisa, o meu Pai que está nos céus a concederá. Porque onde estão dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles" (Mt 18,19-20) A oração pessoal é certamente importante e mais, indispensável, mas o Senhor assegura a sua presença na comunidade que, mesmo sendo pequena, é unida e unânime, porque esta reflete a própria realidade de Deus Uno e Trino, perfeita comunhão de amor. Orígenes diz que "devemos exercitar-nos nesta sinfonia" (Comentário sobre o Evangelho de Mateus 14,1), isto é, nesta concórdia no interior da comunidade cristã. Devemos exercitar-nos seja na correção fraterna, que requer muita humildade e simplicidade do coração, seja na oração, a fim que suba à Deus, uma comunidade verdadeiramente unida em Cristo. Peçamos isto pela intercessão de Maria Santíssima, Mãe da Igreja, e de São Gregório Magno, Papa e doutor, que ontem, recordamos na liturgia.
 

Rezando com a Palavra de Deus

Estamos no mês dedicado a aprofundar-nos na Palavra de Deus, por isso te convido agora a fazermos a Leitura Orante ou Lectio Divina do Evangelho de hoje.
Pegue sua bíblia e leia Lucas 6, 6-11:

"Aconteceu num dia de sábado que 6Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus."

1º passo: - Leitura:
leia e releia o texto em voz alta e quantas vezes você quiser, procure entrar no contexto da leitura.

2º passo: Meditar: agora no silencio, feche teus olhos e relembre tudo o que você leu, procure ruminar as palavras, as frases, aquilo que a Palavra falou ao teu coração. Saboreie a Palavra de Deus, confronte o texto com sua vida, seus anseios e dificuldades. Guarde no coração a palavra ou a frase que amis te tocou e leve-o para seu dia a dia.

3º passo: Oração:  este é o momento de responder a Deus conforme aquilo que o texto te levou a meditar. Pode ser um louvor, oração de suplica, perdão, enfim, aquilo com o que você identificou-se será o norte paar sua oração.

4º passo: Contemplação: este momento é o momento do silencio na presença de Deus, de paz interior, de apenas contemplar Deus que age pela Palavra e age em sua vida. Após este momento, afirme com Deus um propósito para todo o seu dia.  

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Palavra de Deus

Estamos em setembro. Este mês a Igreja toda se volta para a Palavra de Deus que nos ensina e conduz nos caminhos da vida.
A Bìblia é como um manual, onde podemos tirar nossas duvidas e encontrar respostas aos nossos questionamentos, muito mais que isso, Ela nos ensina a verdade, nos indica que caminho seguir, como educar os filhos, como viver em família, como namorar, enfim, a Bíblia para nós deve ser o livro de cabeceira, que temos acesso em cada minuto.
Muito mais que tudo isso, Ela nos mostra um Deus bondoso e misericordioso, capaz de nos perdoar e nos conduzir a verdadeira alegria e que não quer ver nenhum de nós fora do caminho verdadeiro do seu amor.
Faça um propósito neste mês de cada dia ler e rezar um trecho da Bíblia, para seu crescimento humano e espiritual, deixando que Deus ordene sua vida pelo amor.